Professora Rosinha ganha prêmio ‘Prefeita Amiga da Criança’

A Fundação Abrinq divulgou nesta quarta-feira (01), os prefeitos e prefeitas que receberam o reconhecimento de “Prefeito Amigo da Criança”, da gestão 2017/2020. A prefeita de Cururupu, professora Rosinha é a única da região, a receber a honraria, que tem 125 premiados em todo o Brasil. No Maranhão, foram destacados apenas três prefeitos, entre eles a prefeita de Cururupu. A premiação reconhece os prefeitos e prefeitas que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos da gestão, alcançando metas estipuladas pela Fundação Abrinq. A iniciativa reconhece as boas práticas, a vontade política e a capacidade dos municípios de promover ações e políticas públicas que priorizem a infância e a adolescência.   Nessa etapa de 2017-2020 participaram 2.346 municípios. A adesão ao programa é gratuita, não imputa aos prefeitos e prefeitas quaisquer compromisso jurídico e somente adere os prefeitos e prefeitas que de fato são comprometidos com seus municípios.

A prefeitura de Cururupu formalizou sua adesão ao programa com iniciativas e ações em oito eixos, voltados à promoção de vida saudável, acesso à educação de qualidade; proteção; protagonismo; redução de risco de desastres naturais e migração; processos de gestão; desenvolvimento sustentável e primeira infância. Foram reconhecidas as experiências da Semana do Bebê Quilombola, aumento do número de crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, campanha de matrícula escolar de casa em casa, caminhadas em proteção contra violência sexual de crianças e adolescentes, fortalecimento do conselho tutelar, rearticulação e funcionamento do Conselho Municipal da Criança e Adolescentes, reativação do Fundo da Infância, diminuição da taxa de mortalidade materno infantil, garantia de recursos no orçamento criança e outras ações destacadas ao longo dos 4 anos.

Durante a gestão, as ações e os resultados obtidos são avaliados, levando em consideração as metas estabelecidas pelo Município. Os indicadores de avaliação consideram os diferentes graus de avanço, a institucionalidade da política, o aprimoramento dos mecanismos de participação e a ampliação da destinação orçamentária. Os gestores municipais que conseguem avançar, cumprir, consolidar e institucionalizar os processos de planejamento e de participação social, além de apresentar evolução significativa dos indicadores sociais, são reconhecidos e recebem o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Ao falar sobre a premiação, a prefeita professora Rosinha disse hoje pela manhã ao ser comunicada da conquista que é o reconhecimento dos esforços e iniciativas que vem sendo implementada pela sua gestão.

“Temos avançado muito em relação às políticas públicas e ações que priorizam o ser humano e em especial às crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos de proteção, instituindo políticas públicas e investimentos em melhorias na saúde, educação, bem estar e proteção. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo, uma gestão humanizada e que busca o desenvolvimento e contribui com a melhoria de vida das crianças e adolescentes. Me sinto muito feliz, especialmente, pelas metas atingidas e também, claro, pelo reconhecimento em nível nacional”, disse a gestora.

Prêmio Prefeito Amigo da Criança

O Programa Prefeito Amigo da Criança, tem como objetivo identificar, reconhecer e disseminar iniciativas exitosas referentes à efetivação dos direitos da criança e do adolescente, que estejam alinhadas às diretrizes propostas pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).

O programa mapeia iniciativas das gestões locais que pontualmente contribuam para solução de problemas estruturais que envolvem o cotidiano das crianças e dos adolescentes nos municípios, com alternativas simples, criativas, intersetoriais, de baixo custo e com capacidade de institucionalização, ou seja, de se tornar um programa municipal duradouro.

Ao longo das seis edições do programa, 10.080 prefeitos e prefeitas de todos os estados brasileiros participaram do programa.

O anúncio oficial do prêmio foi divulgado nesta quarta-feira (1), no site do programa, www.prefeito amigo.org.br.

Endereço: Rua Getulio Vargas, 20 \ CENTRO \ CURURUPU - MA \ CEP: 65268000