Cururupu | Programa Criança Feliz atinge 162 mil visitas

O Programa Criança Feliz atinge a marca de 162.057 mil visitas domiciliares a menos de três anos de execução do serviço em Cururupu. Os dados, divulgados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, são acumulativos e contabilizam as ações realizadas ao longo de quase três anos, os números estão no portal do Ministério da Cidadania.

A prefeita professora Rosinha assinou o termo de aceite em dezembro de 2017 de 150 cotas(familias), com o bom desempenho e execução, o Ministerio da Cidadania ampliou as cotas para Cururupu chegando a atender 436 familias “Criança Feliz”.

(Fotos antes a pandemia do novo coronavirus)

Tendo como fundamentação o Marco Legal da Primeira Infância, são priorizadas famílias em situação de vulnerabilidade social, nos seguintes recortes: gestantes, crianças de zero a três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; criança de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e crianças de até seis anos em serviços de acolhimento.

Os visitadores atuam com ações nas residências em conjunto com as famílias, os atendimentos estimulam ações que visam a melhoria da qualidade dos primeiros anos de vida das crianças. Nas visitas são realizadas atividades diversas que estimulam o crescimento saudável e fortalecem o vínculo socioafetivo entre a família.

Para desenvolver o trabalho, a Secretaria de Assistência Social conta com uma coordenadora do programa, dois supervisores, dez visitadores, psicólogos, pedagogos e educadores que atuam pelo Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS).

(Fotos das ações intensificadas durante pandemia do novo coronavírus)

A partir de um trabalho em conjunto com as secretarias de Saúde, Educação, demais secretarias e órgãos parceiros, os profissionais têm conseguido estender os atendimentos.

“Durante as visitas, é traçado o perfil da família e os responsáveis pelas crianças recebem orientações que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida do menor, assim como para a relação entre pais, mães e filhos. Atividades diversas são propostas. O intuito é estimular o desenvolvimento motor e cognitivo da criança, assim como estreitar os laços afetivos. Pais e mães são incentivados a observar com mais cautela o comportamento e desenvolvimento dos filhos. Instrumentos educativos e lúdicos contribuem para que, através da brincadeira, haja aproximação da família e paralelamente, são trabalhados estímulos que contribuem para o crescimento saudável das crianças”.  Explicou Kátma Aguiar, Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

(Equipe de visitadores paramentados com Equipamentos de Proteção Individual para atendimentos em tempos de pandemia do novo coronavírus)

Com infromações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania