Secretaria de Assistência Social faz apelo à população Idosa. Fiquem em Casa!

Pequenos gestos podem fazer muita diferença quando se trata de proteger os mais velhos. A esta altura dos acontecimentos, todos já sabem que é indispensável lavar muito bem as mãos com frequência e que os idosos devem ficar em casa nos próximos meses, para não se expor ao novo coronavírus. Igualmente importante é que qualquer um que entre em contato com uma pessoa mais velha tome cuidado redobrado para não haver o risco de infectá-la, inclusive usando máscara. Se a visita não é essencial, tente trocá-la por um encontro virtual ou telefonemas. Há uma série de detalhes que podem passar despercebidos, mas que trazem maior segurança para todos.

A Prefeitura de Cururupu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania vem intensificando ações, monitoramento e o apelo à população para os cuidados com a pessoa idosa. Máscaras já foram distribuídas, monitoramentos estão sendo realizados por meio de proffissionais da Assistência, contatos telefonicos e WhatsApp para atendimento de  ajuda aos idosos com recomendações, aconselhamentos, cuidados, até atendimento psicologico se necessários. Carros de som estão nas ruas veiculando mensagem direcionada aos cuidados com o idoso em tempos de pandemia.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania relacionou algumas recomendações que irão lhe auxiliam nesse cuidado.

1) Quando chegar à casa do idoso, tire os sapatos e os deixe do lado de fora.

2) Deixe bolsa e sacolas perto da porta. Não as coloque sobre a mesa ou o sofá, locais que podem ser facilmente contaminados.

3) Se for possível, mantenha distância e evite o contato físico.

4) Se tiver que manipular o idoso, troque de roupa e prenda o cabelo.

5) Quando levar compras para a casa, higienize os itens, que certamente já foram tocados por inúmeras pessoas.

6) O mesmo procedimento deve ser observado quando receber entregas, de correspondência a compras.

7) Não basta caprichar na limpeza do banheiro. Estenda esse cuidado para controles remotos, maçanetas, interruptores de luz, bicas, puxadores de gavetas, mesas e balcões, ou seja, todas as superfícies que podem ser tocadas.

8) Se o idoso tiver algum comprometimento cognitivo, transforme a higiene numa ação prazerosa: lavar as mãos pode ser uma gincana a ser cumprida de hora em hora.

9) Vale o mesmo para a hidratação: é fundamental beber muito líquido. Se houver resistência, ofereça suco ou chá, não precisa ser somente água.

10) Utilize apenas lenços descartáveis para assoar o nariz.

Fique em Casa!

Prefeitura de Cururupu