Prefeitura de Cururupu redobra cuidados com idosos durante pandemia

Diversas medidas de prevenção vêm sendo adotadas pelo município para evitar que idosos saiam de casa, já que, integram o grupo de risco vulnerável à ação do novo coronavírus.

A Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania vêm reforçando os serviços socioassistencias por meio das visitas domiciliares através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, orientadores sociais e equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo tanto da Sede, quanto em Areia Branca percorrem casa a casa na busca pelos idosos. Os profissionais promovem acompanhamento avaliando as condições de higiene, alimentação e o estado de saúde. Caso seja identificada alguma situação mais grave, é feito o encaminhamento ao setor ou profissional necessário.

A Prefeitura também colocou a disposição dos idosos o canal de atendimento online ou ligação telefônica, várias psicólogas estão à disposição para atendimentos diante de sintomas de ansiedade, depressão, pânico, entre outros provocados pelo período de isolamento social e por  noticias de casos da Covid-19. As atividades semanais e todo o cronograma de eventos e programações da Assistência com o publico acomapnhado pelo SCFV e demais programas foram suspensas adentendo medidas e protocolos das autoridades de Saúde.

Além dessa importante ação de visitas, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou a entrega de kits de máscaras com orientações de uso, higienização e formas de prevenção contra o coronavírus.

Em relação à vacina contra a Gripe Influenza, os idosos acamados continuam recebendo as doses em casa. A família que ainda não recebeu a visita da equipe de imunização pode entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou seu agente comunitário de Saúde e solicitar a vacinação domiciliar.

A Secretaria de Assistência e Cidadania informa que iniciará nas próximas horas, reforço a prevenção com novas campanhas direcionadas ao publico, já que casos do novo coronavírus tem positivado pessoas idosos nas ultimas semanas. Carros e motos de som, redes sociais, meios de comunicação estarão veiculando peças informativas de combate a propagação da doença.

A prefeita professora Rosinha tem determinado o cumprimento de ações conjuntas entres as secretarias municipais, Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania e Secretaria da Mulher direcionadas as pessoas idosas do município.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

Prefeitura de Cururupu